Tech Support Forum banner

Compatibilidade Mobo e SSD?

27 views 2 replies 3 participants last post by  MPR  
#1 ·
Comprei um computador pré-montado há alguns meses. Tenho tido problemas com ele a congelar aleatoriamente. Substituí a RAM ao abrigo da garantia, o que parece ter resolvido a maioria dos problemas.

Agora começou com outro problema. Quando o computador está ligado, ele congela aleatoriamente e depois de alguns segundos volta a funcionar. O visualizador de eventos diz algo como "Reset to device Raidport0 issued".

Há 20 minutos, ele congelou novamente, mas desta vez não voltou e exibiu uma mensagem na parte inferior da tela dizendo "stop code dpc watchdog violation", meu PC então não inicializou e tive que desligar a energia e drenar a energia do PC antes que ele voltasse a iniciar. Estou a começar a pensar que posso ter um problema de SSD ou de compatibilidade.

A minha motherboard é uma Gigabyte B760M D3HP (versão DDR5)
O SSD principal é um m.2 Origin Inception TLC830 Pro NVMe 1TB
CPU i9-12900kf

Não consigo encontrar muita informação sobre esse SSD, nunca ouvi falar dessa marca e acho que a loja economizou.

Executei as verificações sfc e CHKDSK e ambas retornaram sem problemas.

#2 ·
Origin vende para a maioria dos OEMs. Certifique-se de que os drivers estão atualizados e, se estiver a usar AV/Firewall de terceiros, elimine-o e utilize a Segurança do Windows incorporada.

#3 ·
* Informações de Contexto ****

O drive parece legítimo. https://www.originstorage.com/stora...ives/m-2/client/nvme/origin-storage-otlc1tb3dnvmem-2-80/?utm_source=chatgpt.com

Razões pelas quais os OEMs ativam "RAID" por padrão
  1. Suporte mais amplo de drivers durante a instalação
  2. Gerenciamento de imagem corporativa / empresarial
  3. BitLocker e recurso de segurança
Isso também parece legítimo.

* POSSÍVEIS CORREÇÕES *

Como seu sistema está instável, eu tentaria estas na ordem listada.

Ajustar Opções de Energia
  • Abrir Opções de Energia: Vá para Painel de Controle > Opções de Energia > Alterar configurações de energia avançadas.
  • Desativar Gerenciamento de Energia: Em "Disco Rígido", defina "Gerenciamento de Energia de Link - HIPM/DIPM" para "Ativo" e em "PCI Express", defina "Gerenciamento de Energia do Estado do Link" para "Desligado".
Verificar Configurações da BIOS

Ao iniciar, pressione repetidamente F2 para entrar na BIOS
  • Definir Modo do Controlador: Certifique-se de que o modo do seu controlador de armazenamento esteja definido como AHCI em vez de RAID.
Verificar Integridade do Disco
  • Executar CHKDSK: Abra um Prompt de Comando elevado e digite chkdsk /r, em seguida, pressione Enter para verificar e reparar erros de disco.
Reinstalar os drivers SATA RAID/AHCI.