Tech Support Forum banner

Qual dos 2 o Linux Mint consegue lidar melhor: NTFS ou FAT32?

8K views 17 replies 6 participants last post by  Gary R  
#1 · (Edited)
EDIT: Tomei minha decisão: O que for melhor para o Linux Mint ou não, eu realmente não me importo. Passei muito tempo pensando em usar FAT ou NTFS, e como sempre minha conclusão é que NTFS é de longe superior. Realmente não há razão para usar algo diferente de NTFS, exceto para compatibilidade com outros sistemas operacionais ou para criar unidades inicializáveis para UEFI. Mas como o Linux agora tem suporte nativo para NTFS, não há razão para usar algo diferente de NTFS (especialmente no contexto de ainda mantê-lo compatível com o Windows - mas se não houver necessidade de compatibilidade com o Windows, é melhor usar EXT4 porque é nativo do Linux). Então, mesmo que o Linux tenha uma história mais longa de suporte ao FAT do que ao NTFS, ainda corro o risco e uso o NTFS. Vou apenas manter minha programação de backup, e o que acontecer estará tudo bem. Existem alguns casos raros em que o FAT32 precisa ser usado, por exemplo, ao preparar um Live USB inicializável para Linux. Mas fora isso, não vejo nenhuma razão para usar FAT em vez de NTFS.

Então, como mencionei em meu outro tópico, criei este tópico aqui, porque ele estava indo muito fora do tópico.

NTFS e FAT32 são suportados no Linux Mint, mas, tanto quanto entendo, embora possa ser usado para escrever e ler, é mais "tolerado" do que a melhor escolha, porque o Linux tem seus próprios sistemas de arquivos nativamente.

Mas digamos que você tenha que escolher entre NTFS e FAT32, qual é o melhor no Linux?
Eu sei muito bem sobre as diferenças, e no Windows eu claramente diria que NTFS é na maioria dos casos melhor, por causa do registro em diário e outras coisas.
Eu também sei que FAT32 é mais compatível com outros sistemas operacionais como o Mac, o que no meu caso não é importante.

Mas agora, apenas olhando para o Linux Mint e ignorando completamente o Windows e o Mac: Qual sistema de arquivos é melhor no Linux entre esses dois?
Mesmo no Linux, eu diria que NTFS é em muitos casos melhor, por causa do registro em diário, mas o registro em diário NTFS está mesmo funcionando no Linux?
Também ouvi dizer que o suporte a NTFS é um recurso bastante recente para o kernel Linux, e que o FAT tem uma história muito mais longa de ser suportado pelo Linux.

Isso implica que FAT32 e exFAT são melhores no Linux do que NTFS?
Ou não faz diferença alguma, e eu poderia escolher qualquer um deles (considerando as outras restrições como tamanho do arquivo, etc.)?

#3 ·
Obrigado por isso.
Eu li, e estas são algumas informações que encontrei lá:

Então, em alguns casos, a pessoa neste tópico perdeu seus dados, sem qualquer razão.
Mas, tanto quanto eu entendo, isso não deveria acontecer, e provavelmente foi um suporte NTFS falho (considerando que este tópico era de 2016, era bastante novo na época, se não me engano?).

Talvez esse suporte NTFS falho, como descrito neste tópico, já esteja corrigido, porque já se passaram quase 10 anos.

Outras coisas que aprendi neste tópico são que EXT4 seria, em teoria, o melhor, mas minha situação é um pouco diferente da pessoa neste tópico, porque eles querem parar de usar o Windows completamente e não se importam mais em ser compatíveis com o Windows, enquanto eu realmente quero que meu disco seja NTFS ou FAT..

Também neste tópico havia uma postagem que indicava que o journaling parece funcionar no Linux também, como funciona no Windows.
Mas sobre isso, não tenho certeza.. Realmente não consigo encontrar nada sobre isso em lugar nenhum, dizendo se a indexação do NTFS funciona no Linux tão confiável quanto funciona no Windows..

Aprendi algumas coisas lendo isso, mas ainda não tenho uma resposta real se devo escolher NTFS ou FAT32, porque a pessoa no tópico parece simplesmente desistir e mudar para EXT4, o que infelizmente não posso fazer..
Para mim, é realmente apenas NTFS ou FAT32..
Minha esperança é que o suporte NTFS seja agora mais estável.

A melhor coisa que poderia acontecer é alguém entrar neste tópico aqui, dizendo: "Estou usando unidades NTFS no Linux Mint há 5 anos sem problemas e o journaling funciona como no Windows" :LOL:

#4 ·
EXT4 é um formato apenas para Linux e não será lido por um computador Windows ou Mac.
A inicialização da unidade e o formato são importantes para trabalhar com uma Bios que executa o Windows, entre outros sistemas operacionais.
NTFS existe desde 1999, por isso é muito estável.
FAT32 é amplamente aceito em todas as plataformas, a outra opção é o formato exFAT.

Ao criar uma unidade Live Linux em um pendrive, o formato de sistema de arquivos recomendado é normalmente FAT32 (File Allocation Table 32) ou exFAT (Extended File Allocation Table). Ambos os formatos são amplamente suportados por vários sistemas operacionais e são compatíveis com a maioria dos computadores.
FAT32 tem compatibilidade mais ampla e pode ser lido e escrito por quase todos os sistemas operacionais, incluindo Windows, macOS e Linux. No entanto, tem limitações no tamanho do arquivo (o tamanho máximo do arquivo individual é de 4 GB) e no tamanho da partição (o tamanho máximo da partição é de 32 GB). O que é bom, porque você está apenas criando um disco de instalação do Linux para instalar o Linux em um HDD USB.
exFAT, por outro lado, oferece melhor suporte para arquivos maiores e tamanhos de partição, tornando-o uma boa escolha se você planeja trabalhar com arquivos ISO maiores ou se deseja armazenar arquivos adicionais no pendrive. Também é compatível com Windows, macOS e Linux, mas algumas versões mais antigas do Linux podem exigir drivers adicionais para suporte total ao exFAT.
É importante observar que algumas distribuições Linux, particularmente aquelas baseadas no Ubuntu, podem fornecer instruções para criar um Live USB usando ferramentas como UNetbootin, Rufus ou Etcher. Essas ferramentas geralmente lidam com a formatação e a configuração do pendrive para você, garantindo que ele esteja devidamente preparado para inicializar e executar um ambiente Live Linux.
Sempre verifique as instruções específicas fornecidas pela distribuição Linux que você está usando, pois elas podem ter recomendações ou requisitos para o formato do pendrive.

#5 ·
@spunk.funk Obrigado pela resposta detalhada.
Esta resposta foi muito útil no contexto da criação do Live USB.

Mas e quanto ao uso geral de, digamos, um HDD externo de 1TB?
Se eu quiser usá-lo às vezes em um computador Windows e às vezes em um computador Linux, qual sistema de arquivos seria melhor nesse caso?
Normalmente, eu iria instantaneamente com NTFS, por causa do computador Windows.
Mas estou um pouco preocupado que o Linux (Mint) não tenha um suporte NTFS confiável e crie problemas com a unidade.

Eu poderia, é claro, fazer com que este HDD hipotético de 1TB tenha um sistema de arquivos exFAT ou FAT32, mas eu realmente gosto dos benefícios do NTFS.
Então, quão confiável é o NTFS no Linux em seu estado atual?

Quais são as proporções entre ter os benefícios do NTFS - e ter os riscos do suporte do Linux ao NTFS?

Especificamente FAT32 e exFAT são mais confiáveis no Linux, ou eles são apenas "tolerados" pelo Linux?

#6 ·
Se você instalar o Linux em um SSD/HDD ou USB HDD, o Linux cria suas próprias partições e as formata com o sistema de arquivos ext4 , que não é reconhecido pelo Windows ou Macs Não sistemas de arquivos FAT32, NTFS ou exFAT.

As diferenças entre USB Live Persistente e USB de Instalação Completa
Se você conectar o USB HDD com o Linux instalado, você pode escolher inicializar essa unidade e executar o Linux dessa unidade externa naquele computador. Mas você não pode navegar na unidade Linux a partir do Windows. Mas você pode navegar em uma partição do Windows a partir do Linux.
Você pode criar um USB HDD Linux Live com Persistência em vez de instalar o Linux.

#7 · (Edited)
E quanto a qualquer outra unidade?
Por exemplo, se eu comprar um HDD externo apenas para mídia e documentos de escritório.
Eu quero que seja FAT ou NTFS, porque quero poder usá-lo também no Windows.
Normalmente, eu optaria por NTFS, porque prefiro os benefícios dele, especialmente o journaling.
O journaling NTFS e todos esses benefícios funcionarão de forma confiável para o Linux?
E o suporte atual do Linux para NTFS é confiável, ou FAT é a melhor opção?

#8 ·
Para criar um disco rígido USB com Linux e persistência, você normalmente usa um sistema de arquivos que suporta persistência e é compatível com Linux. Os sistemas de arquivos mais comumente usados ​​para esse fim são:

ext4: O ext4 (quarto sistema de arquivos estendido) é um sistema de arquivos amplamente usado e estável no ecossistema Linux. Ele suporta o registro em diário, o que ajuda na integridade e recuperação de dados. É uma boa escolha para criar uma instalação Linux persistente em uma unidade USB.

btrfs: Btrfs (sistema de arquivos B-tree) é um sistema de arquivos moderno com recursos como compactação de dados, snapshots e suporte RAID integrado. Pode ser uma boa escolha se você deseja aproveitar recursos avançados e se sentir confortável com possíveis complexidades.

xfs: XFS é um sistema de arquivos de alto desempenho conhecido por sua escalabilidade e desempenho rápido. É comumente usado em servidores e grandes sistemas de armazenamento, mas também pode ser usado para uma unidade USB com persistência.

F2FS: F2FS (Flash-Friendly File System) foi projetado especificamente para dispositivos de armazenamento flash baseados em NAND, como unidades USB e SSDs. É otimizado para memória flash e pode fornecer bom desempenho e longevidade em tais dispositivos.

Ao criar um disco rígido USB com Linux e persistência, você precisará considerar algumas etapas:

Crie um Live USB: Use uma ferramenta como "dd" ou um software dedicado como Rufus, Etcher ou Unetbootin para gravar uma imagem ISO do Linux na unidade USB. Isso criará uma unidade USB ao vivo inicializável.

Alocar persistência: Algumas ferramentas como Rufus ou Unetbootin permitem que você aloque uma certa quantidade de espaço para persistência durante a criação do USB ao vivo. Certifique-se de alocar espaço suficiente para suas necessidades.

Formatar a partição de persistência: Depois que a unidade USB for criada, pode ser necessário formatar a partição de persistência com o sistema de arquivos desejado. Você pode usar o comando "mkfs" com as opções apropriadas para o sistema de arquivos escolhido (por exemplo, mkfs.ext4, mkfs.btrfs, etc.).

Modificar a configuração de inicialização: Dependendo da distribuição Linux que você está usando, pode ser necessário modificar a configuração de inicialização para garantir que ela reconheça e utilize o recurso de persistência. Isso pode envolver a modificação de parâmetros de inicialização ou arquivos de configuração.

É importante notar que a criação de uma instalação Linux persistente em uma unidade USB pode ser mais propensa ao desgaste da unidade, o que pode impactar sua longevidade. Além disso, as unidades USB podem ter desempenho mais lento em comparação com as unidades internas, portanto, o desempenho pode não ser ideal.

#9 ·
Mas nenhum deles parece ser compatível com o Windows.
Então, e quanto a qualquer outra unidade, que não seja para criar um Live USB?
Por exemplo, se eu comprar um HDD externo para armazenar mídia e documentos do Office.
Ele tem que ser FAT ou NTFS, porque eu quero poder usá-lo no Windows também.
Normalmente eu usaria NTFS, porque prefiro os benefícios dele, especialmente o registro.

Ao usar NTFS, o registro e todos esses benefícios funcionarão de forma confiável para o Linux?
E o suporte atual para NTFS do Linux é confiável, ou FAT é a melhor opção?

#11 · (Edited)
NTFS seria perfeito para mim.
Eu sempre uso NTFS.

A única coisa que me impede agora é que eu não sei se o Linux tem um suporte confiável para unidades NTFS.

FAT parece ter uma história mais longa de ser suportado no Linux, mas isso significa que está funcionando de forma mais confiável no Linux do que o NTFS?
Ambos não são nativos do Linux, mas qual suporte/engenharia reversa desses dois é melhor ou pior?

Eu não estou falando sobre os benefícios do FAT32 ou NTFS.
É por isso que eu fiz a pergunta "Qual dos 2 o Linux Mint pode lidar melhor".
Eu não perguntei qual é subjetivamente melhor, em vez disso, eu tento descobrir qual desses dois é mais confiável no Linux.

Eu sei muito bem sobre os benefícios de ambos.
Para mim, é sempre NTFS, porque eu não uso outros sistemas além do Windows e Linux, e o registro em diário é um recurso muito bom para mim.
Mas se alguém me disser "FAT32/exFAT é muito mais confiável no Linux, porque o suporte NTFS está cheio de erros", então eu toleraria o uso de um sistema de arquivos FAT.
Então, como eu disse, eu tento descobrir qual desses 2 "sistemas de arquivos Windows" é o melhor para uso diário no Linux, se eu só puder escolher entre esses dois.

Quão confiável é o NTFS no Linux em seu estado atual?

FAT32 é mais confiável no Linux do que NTFS?

O registro em diário em unidades NTFS está funcionando no Linux?

#12 ·
O Linux pode interagir com partições NTFS e fornece acesso de leitura e gravação através do driver NTFS-3G, o suporte completo a journaling como o encontrado em sistemas de arquivos Linux nativos pode não estar disponível ou ser tão eficaz. Se o journaling for um requisito crítico para o seu caso de uso, você pode considerar o uso de um sistema de arquivos Linux nativo em seu sistema Linux, ainda sendo capaz de acessar unidades NTFS para troca de dados ou fins de compatibilidade. Certifique-se sempre de ter backups e seja cauteloso ao trabalhar com sistemas de arquivos de diferentes sistemas operacionais para evitar perda ou corrupção de dados.
Quais sistemas de arquivos Linux não são journaling - Processing Therapy
Você deve fazer suas perguntas no Google, ler todas as informações que encontrar e tomar sua própria decisão.

#13 ·
Parece que a conclusão é que o journaling realmente não está funcionando para NTFS no Linux.
Mas também parece que nenhum desses FAT32, exFAT ou NTFS parece ser realmente seguro e perfeitamente suportado.
Eles parecem ser apenas "tolerados" pelo Linux.

Então, se não houver uma forte indicação de que FAT32 é muito melhor suportado do que NTFS no Linux, prefiro usar NTFS e manter backups.

Ainda estou aberto a opiniões e, se alguém tiver alguma experiência, estou muito interessado em ouvi-las.
O melhor cenário seria alguém me dizer: "Estou usando NTFS no Linux há 5 anos e nunca tive um problema" ou alguém me dizer: "Não use NTFS no Linux, é muito instável e quebrado".
Então, se alguém estiver usando unidades NTFS no Linux, por favor, compartilhe suas experiências, estou realmente curioso!

#15 ·
Se você vai usar Windows e Linux ... opte por FAT32

Se você espera usar APENAS Linux, então EXT4 ... É, vamos chamá-lo de "O equivalente Linux" do NTFS.

Embora anos atrás houvesse um aplicativo para Windows para "VER" partições Linux, é apenas recentemente que vejo o Win10 parecer ter algo relacionado ao Linux na lista de programas instalados. Eu ainda não o usei para entender o que é.
O Linux sempre pôde ver pastas e arquivos criados pelo Windows. O Windows não podia, a menos que fosse uma partição de dados FAT32. Até agora, se você conectar um USB inicializável do Linux, você verá a unidade, mas não poderá ver o conteúdo, MESMO QUE A UNIDADE SEJA FAT32.

#16 · (Edited)
A resposta simples é que não há garantia de 100% de que você não terá problemas ao utilizar um sistema de arquivos (NTFS) projetado para um sistema operacional (Windows) em um sistema operacional (Linux) que foi projetado para operar com um sistema de arquivos totalmente diferente (Ext4).

Portanto, se você está esperando que alguém lhe diga algo diferente, você vai esperar muito tempo.

Na maioria das vezes, o Linux funcionará bem com arquivos NTFS, e a maioria das pessoas terá poucos problemas, mas o uso e as necessidades de cada um são diferentes, e, portanto, é impossível para qualquer pessoa aqui dar-lhe a garantia completa de que você não terá problemas.

No final, a escolha do sistema de arquivos é sua ....... porque só você sabe completamente qual é o seu uso e suas necessidades, e qual o nível de "inconveniência" que você está disposto a tolerar.

#17 ·
Tenho vários usbs, inicializáveis para várias instalações de sabores Linux e inicializáveis onde estão instalados. A partir da memória flash usb demora um pouco mais para carregar. As unidades de instalação são úteis porque o Linux é executado na memória como uma sessão live. Útil para usar no modo "EXPERIMENTE ANTES DE INSTALAR", mesmo que apenas para ver se um dispositivo tem um problema de hardware, também existem opções antes de inicializar a distribuição para executar um teste de memória.
Durante a sessão EXPERIMENTE ou Live, tudo o que você baixar ou salvar é melhor salvar em outro dispositivo ou partição onde você possa navegar para uso posterior. Quando você desliga, tudo o que for salvo nas pastas padrão da sessão live será perdido... e não será recuperável. Uma nova sessão live é totalmente nova.