Tech Support Forum banner

É a placa-mãe?

494 views 9 replies 5 participants last post by  Done_Fishin  
#1 ·
Há alguns meses, comecei a ter problemas com a falha do Windows Update ao instalar atualizações. Eu tentava várias vezes e ele continuamente falhava e dava códigos de erro genéricos. Então, no último mês, comecei a ter um problema em que os jogos em modo de tela cheia frequentemente travavam se eu passasse mais de um ou dois minutos com alt-tab. Tentei atualizar todos os drivers e garantir que os jogos estivessem rodando na mesma taxa de atualização do PC e do resto do computador, mas continuava acontecendo.

Também, há cerca de um mês, quando os jogos começaram a travar ao usar alt-tab, o Visual Studio também se recusou a atualizar e deu uma mensagem de erro muito estranha. Ele continuava dizendo que não tinha privilégios suficientes para executar scripts do Powershell. Eu estava rodando em uma conta de administrador e verifiquei se minhas configurações de segurança do Powershell estavam no nível mais baixo possível, mas isso não ajudou. No final, eu apenas presumi que era o Windows que estava causando essa falha também, mas agora não tenho tanta certeza. Finalmente, na semana passada, os jogos começaram a travar enquanto eu estava jogando também. Então, engoli o orgulho e decidi finalmente começar a executar testes para descobrir o que poderia ser.

Verifiquei o visualizador de eventos e não havia nada óbvio, apenas coisas sobre a falha regular do Windows Update. Achei que provavelmente precisava apenas reinstalar o Windows. Mas, para ter certeza, executei todos os testes básicos no OCCT antes de fazê-lo e nada apareceu, então comecei a reinstalar o Windows da mesma unidade flash que usei para instalá-lo quando construí este PC pela primeira vez, há cerca de 21 meses. Ele falhou em pontos aleatórios durante a instalação várias vezes, mas, eventualmente, consegui finalmente concluí-la e atingir 100%. Atribuí isso apenas à unidade flash ser um pouco instável, o que é.

Agora, ao inicializar no Windows, fiquei irritado ao descobrir que o Wi-Fi integrado da placa-mãe não estava funcionando, então tive que conectar uma unidade flash para dar internet a ele, e a resolução era como 1000x760, quando o monitor é 4k, e não me permitia alterar a resolução nas configurações por algum motivo. Achei que provavelmente eram apenas os drivers que precisavam ser atualizados, então comecei a fazer isso. Tentei instalar o software de suporte da Intel e o aplicativo Nvidia para atualizar os drivers, mas ambos falharam durante o processo de instalação. Por exemplo, quando tento instalar o aplicativo Nvidia, recebo imediatamente a mensagem de erro "Erro de pacote. 7-Zip: Erro de CRC". Isso me pareceu muito estranho e, então, pensei neste ponto que devia ser um problema de hardware que o OCCT não detectou. A GPU também não aparece no gerenciador de tarefas agora, apenas os gráficos integrados da Intel, embora a tela esteja conectada à porta da GPU. Ele também acha que está na bateria? Está conectado a um UPS, mas ainda assim não deveria pensar isso.

Reiniciei e executei 4 passagens de cada teste do memtest86 e não encontrei nada. Executei o crystaldiskinfo e um teste de superfície completo da unidade C: com o minitool partition wizard e não encontrei nada. O Crystaldisk disse 98% de integridade do disco.

As únicas coisas restantes em que consigo pensar são a placa-mãe e a CPU, e não consigo imaginar que os problemas da CPU se manifestariam assim, onde as coisas estão falhando repetidamente ao instalar. Devo mencionar que o PC às vezes está com tela azul agora também, com mensagens de erro "Kernal-power" no visualizador de eventos. Eu tenho uma CPU Intel de 13ª geração, então estou ciente dos problemas que outros tiveram.

Algumas pessoas na vida real sugeriram que eu deveria tentar instalar o Linux ou algum outro sistema operacional e ver se ainda tenho problemas, pois talvez seja a versão do Windows que instalei que está quebrada, mas eu realmente não consigo imaginar que isso causaria tudo isso.

Alguém tem algum conselho ou sugestão? Minha placa-mãe ainda está na garantia da MSI, então essa é uma opção, mas estou receoso de como será irritante o processo de desmontar meu PC, esperar que eles o reparem ou substituam e, em seguida, remontá-lo.

Poderia ser o Windows? Há algo mais que eu deva tentar? Existe alguma maneira melhor de testar a CPU ou a placa-mãe?

Aqui estão minhas especificações para que você tenha todas as informações:

CPU: Intel Core i9-13900k (configurações padrão)
GPU: Gigabyte GAMING OC GeForce RTX 4090 (configurações padrão)
Armazenamento: Crucial T700 W/Heatsink 4 TB M.2-2280 PCIe 5.0 X4 NVME (Esta é a unidade C:)
Armazenamento: Western Digital Gold 18 TB 3.5" 7200 RPM Disco rígido interno (Não é a unidade C: então não deveria importar)
Memória: Corsair Vengeance 96 GB (2 x 48 GB) DDR5-6400 CL32 Memory (Não usando XMP)
Placa-mãe: MSI MAG Z790 TOMAHAWK WIFI ATX LGA1700
PSU: Corsair RM1000x (2021) 1000 W
Eu duvido que isso importe, mas aqui está, só por precaução:
Cooler CPU Noctua NH-D15 82.5 CFM
Gabinete Corsair 5000D AIRFLOW ATX Mid Tower
CyberPower CP1500PFCLCD UPS

#2 ·
Duas coisas que eu faria o mais rápido possível.
1. Verifique as temperaturas. Eu prefiro CPUID HWMonitor
2. Teste a GPU sob estresse. Fur Mark.

#5 ·
Duas coisas que eu faria o mais rápido possível.
1. Verifique as temperaturas. Eu prefiro CPUID HWMonitor
2. Teste a GPU sob estresse. Fur Mark.
As temperaturas da CPU, GPU e placa-mãe estão consistentemente abaixo de 50 graus Celsius, principalmente abaixo de 40 graus. Eu não estou realmente executando nada desde que reinstalei o Windo e nunca tive problemas de temperatura nesta máquina, ou teria notado o ruído dos ventiladores.

Eu tentei agora e não consigo nem executar o furmark porque aparentemente ainda não há drivers de GPU instalados. Tentei baixar diretamente os drivers de GPU gameready do site da NVIDIA e obtive o mesmo erro 7-zip que com o aplicativo NVIDIA.

#3 ·
Você já atualizou sua BIOS? Isso é necessário para sistemas com processadores Intel de 13ª e 14ª geração para corrigir um problema de estabilidade de tensão que pode danificar a CPU. Também recomendo uma atualização de reparo do Windows e a instalação do driver de chipset mais recente para sua placa-mãe.

#6 ·
Você já atualizou sua BIOS? Isso é necessário para sistemas com processadores Intel de 13ª e 14ª geração para corrigir um problema de instabilidade de tensão, que pode danificar a CPU. Também recomendo uma atualização de reparo do Windows e a instalação do driver de chipset mais recente para sua placa-mãe.
Ok, acabei de atualizar a BIOS (embora eu a tenha atualizado pela última vez há cerca de 9 meses) e o chipset e parece não ter resolvido nada. Ainda estou recebendo o mesmo erro 7-zip, mesmo ao tentar instalar drivers de gráficos diretamente do site da NVIDIA.

#7 ·
Clique com o botão direito do rato no ficheiro e escolha Abrir com o Explorador do Windows ou qualquer outra aplicação de descompactação, como WinZip, WinRAR, etc. Pode desinstalar o 7Zip, reiniciar o computador e pode descarregar e reinstalar o 7Zip

#8 ·
Clique com o botão direito do mouse no arquivo e escolha Abrir com o Windows Explorer ou qualquer outro aplicativo de descompactação, como WinZip, WinRAR, etc.
Você pode desinstalar o 7Zip, reiniciar o computador e baixar e reinstalar o 7Zip
O erro 7-zip ocorre quando estou executando arquivos .exe para instalar o aplicativo NVIDIA ou os drivers da GPU diretamente do site da NVIDIA. Tentei instalar o 7-zip de qualquer maneira nesta nova instalação do Windows, apenas por precaução, e os erros ainda persistem.

#9 ·
O erro da NVIDIA é conhecido e geralmente é o resultado de um download corrompido ou de um arquivo inacessível. Se você não consegue extrair um arquivo, algo está errado com a sua instalação do Windows, pois o Windows tem um extrator .zip integral há anos e anos. Recomendo uma instalação de reparo do Windows, mas se você não quiser fazer isso, execute pelo menos os comandos listados abaixo de um Terminal de Administrador.

DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth

SFC /SCANNOW

CHKDSK /F -- Isso será executado após você reiniciar o seu computador.

Veja também aqui:

O erro de extração do Suporte NVIDIA é um problema conhecido.

#10 ·
Você diz: "Ele acha que está na bateria, mas está ligado a um UPS", você também implica que é um desktop usando uma fonte de alimentação ATX. Eu nunca vi um desktop que pensa que é um laptop. O UPS mantém a energia para a fonte de alimentação estável, pode manter a voltagem estável, mas não faz nada para manter as voltagens de saída da fonte de alimentação estáveis se a fonte de alimentação tiver problemas.

Da mesma forma, você diz que o pen drive usado para a instalação é problemático. Jogue-o fora e compre um novo para sua próxima instalação.