Tech Support Forum banner
Status
Not open for further replies.

LEDs de fase da placa-mãe Gigabyte causando um problema?

49K views 21 replies 5 participants last post by  Wrench97  
#1 ·
As minhas especificações são estas:

Sistema Operacional: Windows Vista™ Ultimate (6.0, Build 6002) Service Pack 2 (6002.vistasp2_gdr.090803-2339)
Idioma: Inglês (Configuração Regional: Inglês)
Fabricante do Sistema: Gigabyte Technology Co., Ltd.
Modelo do Sistema: EP45-UD3P
BIOS: Award Modular BIOS v6.00PG
Processador: Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E8500 @ 3,16 GHz (2 CPUs), ~3,2 GHz
Memória: 4094MB RAM
Arquivo de Paginação: 1510MB usado, 6913MB disponível
Diretório do Windows: C:\Windows
Versão DirectX: DirectX 10
Parâmetros de Configuração DX: Não encontrado
Versão DxDiag: 6.00.6001.18000 64bit Unicode

O problema que estou tendo já dura há algum tempo. Para corrigir a situação, normalmente não desligo o meu computador. Normalmente sou forçado a reiniciá-lo várias vezes e recebo alguns BSODs antes de obter uma inicialização limpa.

Basicamente, tenho uma configuração de monitor duplo. Mantenho o Firefox aberto no monitor menor e no monitor principal, costumava jogar World of Warcraft e deixava-o na tela de login naquele monitor 24 horas por dia, 7 dias por semana. No entanto, se eu fechasse o jogo da tela e o deixasse durante a noite, o computador quase sempre desligaria. Acordava na manhã seguinte e tinha que passar pelo doloroso processo de inicialização. Eu construí o computador sozinho, mas esse problema está me confundindo. Parece que, desde que o jogo esteja ocupando toda a tela, o computador funcionará normalmente e permanecerá ligado... mas assim que ele fechar, o computador desligará aleatoriamente.

Notei alguns problemas durante a inicialização na minha placa-mãe, que podem estar relacionados. O computador inicializa e sempre que há um problema, essas luzes "Phase LED" na minha placa-mãe acendem-se intensamente. Existem 6 luzes multicoloridas que se acendem. Assim que essas luzes se apagam... o processo de inicialização se torna normal e tudo funciona. Não tenho certeza se isso está relacionado ao problema.

Não tenho ideia do que está fazendo com que meu computador desligue.

#5 ·
As luzes não servem para solucionar problemas. Elas são apenas uma indicação visual do consumo de energia da CPU. Naturalmente, todas elas estarão acesas durante a inicialização. Se você ativar a função Dynamic Energy Saver, essas luzes darão uma indicação visual constante do nível de energia da CPU, caso contrário, elas se apagarão após a inicialização.

Save
#6 ·
Dê uma olhada na bios na próxima inicialização na página de integridade do PC para as leituras de tensão de 12v, 5v e 3,3v.
O problema de inicialização é um problema clássico de falta de energia, quando todas as unidades ligam e a fonte de alimentação não fornece energia suficiente imediatamente.
Enquanto o PC estiver no Windows, use o sensor view pro para obter as leituras de dentro do Windows>
http://www.stvsoft.com/index.php?opt...d=17&Itemid=33

#7 ·
Bem, meu computador desligou novamente na noite passada. Depois de algumas reinicializações manuais, consegui fazê-lo funcionar e verifiquei este fórum. Executei aquele programa e executei o teste da BIOS e todas as tensões pareciam bastante niveladas e estáveis. Provavelmente preciso olhar para as tensões da BIOS quando ele estiver quebrado. Mas como isso se correlaciona com o meu problema de desligamento? A única maneira de evitar que ele desligue é ter a tela de login do World of Warcraft no meu monitor principal. Contanto que não haja nada no monitor principal... ele desligará durante a noite.

#8 ·
Desligamentos aleatórios podem significar algumas coisas: RAM defeituosa, fontes de alimentação defeituosas, erros no disco rígido

Fontes de alimentação, quando falham, podem fazer com que as tensões flutuem para cima e para baixo. Isso é ruim.

Pegue emprestado uma fonte de alimentação, se puder, ou use um multímetro.

Baixe o memtest86, grave-o em disco e execute-o a partir da inicialização, deixe-o fazer um teste completo.

Inicie a verificação do disco no disco rígido.

Save
#9 ·
Por alguma razão, não consigo executar o memtest. Gravo-o num disco e seleciono o disco para inicializar. Diz "Boot from CD/DVD" ou algo parecido e depois vai direto para o Windows. Estou a usar o Memtest86+ V4.00, se isso significa alguma coisa.

#10 ·
Desative o disco rígido e outras opções, deixe apenas o disco como opção e salve-o. Quando disser para pressionar qualquer tecla para inicializar a partir do CD, pressione qualquer tecla :) brincadeira, apenas pressione qualquer tecla.

Save
#13 ·
Caso aberto: Sim (Não tenho certeza por que diz isso)
VCORE - 1,220V
DDR18V - 2,208V
+3,3V - 3,280V
+12V - 12,239V
Temperatura atual do sistema - 46 graus
Temperatura atual da CPU - 37 graus
Velocidade da ventoinha da CPU - 1503 RPM

#19 ·
Então, como um teste aleatório, decidi instalar o Dynamic Energy Saver para dar uma olhada nas luzes da MoBo e como elas funcionam. Eu o instalei... então, quando ele reiniciou o computador, eu o liguei. As luzes acendem... o software roda normalmente por cerca de 25 segundos e então um BSOD aparece. Acontece toda vez. Isso está relacionado a uma fonte de alimentação defeituosa ou há algo errado com minha MOBO? Também me lembro de tentar fazer Overclock no meu sistema há alguns meses... e eu aumentei um pouco e meu sistema foi bombardeado com BSODs. As especificações do meu sistema são perfeitas para overclocking... mas meu sistema não vai aguentar. Problema de PSU?

#21 ·
Fiz isso duas vezes hoje e usei o SensorsView Pro e o teste da BIOS e as voltagens voltaram um pouco normais. Não vi nada fora do comum. Agora no SensorsView ele lê:

VCoreA: 1.07V
VCoreB: 2.21V
3.3V: 3.28V
5V: 4.95V
12V: 11.50V
5VSB: 5.21V
VBAT: 3.25V

Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.